Em dúvida de como fazer o Marketing da sua empresa na Copa? Continue lendo o artigo!
De quatro em quatro anos, o povo brasileiro é tomado por um clima de união e folia que não é visto em nenhum carnaval.
Estamos falando da Copa do Mundo, que estreia dia 21 de novembro no Qatar. Se trata de uma data atípica desta vez, por causa das baixas temperaturas que acometem o país asiático no meio do ano.
Porém, apesar da celebração dispensar em 2022 as bandeirolas juninas nas cores da bandeira do Brasil, ela acontecerá em uma data bastante oportuna para o comércio: coincidirá com a Black Friday e promoções de fim de ano.
Brasileiros continuam apaixonados por futebol
Engana-se quem pensa que os brasileiros não estão animados com a celebração. Ainda estamos em agosto, porém, a pesquisa Pulso Copa realizada pelo Google mostra que 65% dos brasileiros que assistirão à copa já estão consumindo notícias sobre a disputa e 23% estão dispostos a comprar roupas temáticas.
E, até mesmo os 35% dos entrevistados que afirmaram não estarem se informando sobre a celebração, afirmam que provavelmente mudarão o comportamento até a data da celebração.
Mas, no caso do seu negócio, você não deve seguir esse exemplo e precisa desde já planejar as suas estratégias para promover o engajamento do seu público durante a celebração.
A Copa do Mundo é uma excelente data-oportunidade para você incluir no seu planejamento de marketing. Dessa forma, caso usada de maneira estratégica, ela pode não somente alavancar as vendas da sua empresa, mas também potencializar a visibilidade e o engajamento com seu público.
Se você reconhece a importância da Copa do Mundo na sua estratégia de marketing, mas não sabe como usá-la, não se preocupe. Esse texto foi feito para te ajudar.
Boa leitura!
Copa do Mundo: Um assunto em pauta
É fato que o futebol conecta gerações e desperta sentimentos no público. E se tratando de Copa do Mundo, sem grandes rivalidades entre torcidas no território brasileiro, essas sensações são ainda mais potentes, tornando os consumidores mais propensos a adquirir um produto.
E, por falar nisso, o ano que antecede e o próprio ano da Copa do Mundo são marcados por uma grande movimentação sobre o tema nas redes sociais.
Recentemente, o Twitter revelou que, somente em 2021, o assunto ocupou o terceiro lugar nos assuntos mais comentados da rede social, com mais de 320 milhões de menções no Brasil.
Além disso, 93% dos usuários da rede social pretendem assistir à disputa, 79% usando também o Twitter enquanto acompanham os jogos.
Para usar o Marketing na Copa do Mundo ao seu favor, é preciso “surfar na onda” dos virais para produzir um conteúdo leve, mas sem deixar de lado os reais interesses do seu público.
Para se ter uma ideia, alguns “memes” de edições anteriores seguem viralizando sobre quando se pensa na Copa do Mundo nas Redes Sociais como o “Canarinho Pistola”, o “Fuleco Doente” e o “Russo que torcia para o Brasil”.
E as perspectivas são que a Copa do Mundo nas redes sociais ganhe ainda mais força no segundo semestre de 2022.
Quanto mais assertivas as ações desenvolvidas dentro do universo esportivo no segundo semestre, maiores são as chances de você se aproximar do seu público. Independentemente da sua sua empresa ser do ramo futebolístico ou não.
As marcas que não utilizarem a Copa do Mundo no marketing certamente ficarão para trás.
Para começar: quais são as regras de marketing para a Copa do Mundo?
É fato que a Copa do Mundo pode potencializar os resultados do seu negócio.
Porém, para evitar maiores problemas, é importante lembrar que existem regras que foram estabelecidas pelos organizadores do evento uma série de regras para que sejam citados.
Confira abaixo um resumo das regras da Fifa para o uso dos seus nomes e produtos por empresas.
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Palavras de uso exclusivo da Fifa e de seus patrocinadores
Antes de tudo, algumas palavras não podem ser citadas por empresas para fins publicitários porque são de uso exclusivo da Fifa e seus patrocinadores.
Também não podem ser usadas em pôsteres de divulgação.
Algumas dessas palavras são: Fifa, Copa do Mundo, Copa 2022.
Nas imagens, não se pode usar o Emblema oficial da Copa do Mundo, Pôster oficial, Mascote, Troféu, Tabela de Jogos e Identidade Visual das Competições.
Uma sugestão é você simplesmente utilizar a palavra “Copa” para referenciar o evento e contratar um equipe de arte especialista em produzir conteúdo que remeta à Copa, sem qualquer plágio.
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Cuidado com o Marketing de emboscada
A Fifa não permite que as empresas realizem ações promocionais vinculadas ao campeonato.
Essa ação é conhecida pelos organizadores como “Marketing de emboscada”, como se você se aproveitasse da visibilidade do evento para chamar a atenção para o próprio negócio.
Em outras palavras, os organizadores do evento consideram a estratégia um “desrespeito” ao consumidor e é fundamental pensar em ações diferenciadas e menos arriscadas.
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Falsificações são proibidas
Replicar produtos que pertencem a outras marcas é sempre uma cilada, ainda mais se tratando da Fifa. Ou seja, apenas os patrocinadores podem comercializar pelúcias, chaveiros, chinelos e camisas comemorativas da Copa do Mundo.
Diante disso, é preciso usar a criatividade para fazer produtos que não usam as imagens oficiais e marcas registradas do evento esportivo.
Funciona só para quem é B2C?
Engana-se quem pensa que apenas empresas B2C podem usar a Copa do Mundo em sua estratégia digital.
Embora apresentem particularidades, as empresas B2B também podem produzir conteúdo relacionado ao tema, afinal de contas, será o grande assunto das redes sociais em novembro.
E você não quer ficar por fora das tendências, não é mesmo?
Primeiramente, é preciso entender de que maneira a Copa pode ser interessante para o público do seu negócio.
Aqui, leve em conta que todos os jogos do Brasil da primeira fase serão realizados no turno da tarde.
Se você for um fabricante de lentes, por exemplo, pode falar sobre a importância de ter disponível nas óticas lentes de óculos de sol de qualidade para assistir aos jogos em lugares abertos.
Ou seja, a principal questão é ficar de olho nas notícias que circulam sobre o evento esportivo e ser criativo ao adaptá-las para o seu público.
Dessa forma, esse conteúdo gerará engajamento para você nas redes sociais e te ajudará aos poucos a criar uma relação mais próxima com seus potenciais clientes, otimizando as negociações.
Como incluir a Copa do Mundo na estratégia de Marketing?
Em meio a tantas restrições impostas pelos organizadores da celebração esportiva, é possível desenvolver uma estratégia para a Copa do Mundo nas redes sociais da sua empresa?
E a resposta é sim, desde que o seu time esteja disposto a “jogar” com bastante planejamento e criatividade.
Confira abaixo algumas dicas para usar a Copa do Mundo na estratégia de marketing sem infringir as regras da Fifa.
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Fique de olho na torcida
Mais do que nunca, você deve ficar atento não somente nas suas redes sociais, mas também nas do seu público.
É preciso acompanhar desde já os memes que estão em alta, as seleções e times que o seu público simpatiza e situações cômicas para produzir conteúdo com base neles.
É importante que você seja rápido e não deixe de publicar o conteúdo sobre o tema, pois ele pode não ser mais lembrado em questão de dias.
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Pense em elementos que remetem à copa na hora de fazer os cards
Como você sabe é proibido usar as marcas oficiais da Copa do Mundo nas redes sociais da sua empresa.
Mas nada impede o seu time de construir uma identidade visual com as cores da Seleção Brasileira e outros elementos que remetem à celebração esportiva.
Fazer o uso de fotos e cards com torcidas, pessoas jogando em campos, bandeiras e estádios está mais do que liberado. Busque combinar com elementos que estão relacionados também com o seu negócio.
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O hexa vem? Reative a memória afetiva do seu público com a seleção
Quem não lembra das tardes assistindo aos jogos da seleção nas copas anteriores? E de Galvão gritando “É penta!” quando o Brasil ganhou da Itália na final da Copa de 2002?
É fato que a Copa do Mundo desperta sentimentos nos Brasileiros. E você pode usar essa emoção ao seu favor no digital.
Ou seja, além dos elementos que remetem ao futebol em si, é importante que você também traga frases e momentos que reativem memórias no seu público, como gols, memes e bordões que marcaram edições anteriores da Copa do Mundo.
Case de sucesso: a Nike em 2018
Para quem não lembra, ou preferiu esquecer, a copa do mundo que aconteceu no Brasil em 2014 foi marcada pela derrota da nossa seleção para a Alemanha nas quartas de final, por 7 x 1.
Mas, na Copa do Mundo seguinte, que aconteceu na Rússia em 2018, a Nike lançou a Campanha “Vai na Brasileiragem”, que buscava resgatar a esperança e energia para a nova disputa.
A produção perpassa até por alguns clichês, com crianças brincando na rua e com jogadores. Porém, o slogan “Ainda temos a brasileiragem que sempre encantou o mundo?” desperta o sentimento de pertencimento à nação e remete a todo clima de esperança de que a conquista do hexa viria.
Entretanto, não aconteceu. O Brasil perdeu para a Sérvia mais uma vez nas quartas de final.
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Não deixe de ler o texto que preparamos sobre O que o remake da novela ‘Pantanal’ pode nos ensinar sobre estratégias de lançamento?