Se você quer saber mais sobre Marketing Educacional, continue lendo esse artigo!
Ter uma estratégia de comunicação estruturada e monitorada é essencial para o sucesso e crescimento da sua escola. Ela te auxiliará não somente a conquistar novos alunos e a manter os que o seu centro educacional já possui, mas também a fortalecer a sua marca no mercado educacional. Nem que, em alguns casos, seja necessário realizar um rebranding da sua escola.
Para que a sua instituição de ensino detenha uma marca consolidada, não basta apenas estar presente nas redes sociais. É um processo que requer tempo. A sua marca precisa gerar valor para a sociedade. Muito além de um design reconhecido, a sua estratégia deve transmitir para o seu público os diferenciais competitivos da sua escola e transmitir os valores dela.
Como você também já sabe, as tendências estão em constante mudança. O que é interessante para o seu público-alvo hoje, pode não ser mais tão assertivo amanhã. Com a grande circulação de informações, é natural que isso aconteça. Portanto, cabe a sua equipe de marketing estar sempre acompanhando essas transformações.
Porém, em alguns momentos, realizar algumas alterações no conteúdo não é suficiente para seguir as mudanças no comportamento do seu cliente. A linguagem, a identidade visual e o posicionamento da sua marca deixam de refletir a imagem pela qual sua instituição quer ser lembrada.
Nesses casos, é necessário que a sua escola passe por um rebranding, estratégia responsável por ressignificar a imagem da sua empresa para o público.
Está perdido (a) nesse assunto? Não se preocupe. Neste texto, listamos cinco sinais de que a sua escola está precisando de um rebranding, e também dicas para realizá-lo.
Boa leitura!
Antes de tudo… O que é rebranding?
Ainda que a consistência seja essencial para garantir a fixação de uma marca ao seu público, a sua escola não pode ficar alheia às transformações da sociedade. É preciso acompanhá-las.
Nesse contexto, o rebranding corresponde ao conjunto de ações estratégicas desenvolvidas com o intuito de reposicionar uma marca no mercado. Não se trata de um processo restrito ao visual, mas ao conjunto de elementos usados pela marca para se comunicar.
Em resumo, o rebranding para escolas consiste em um processo de “atualização” das marcas da instituição. Alguns fatores como a identidade visual são alterados, mas sem a eliminação de elementos que são bem aceitos pelo público. Ele é fundamental para que empresas e clientes gerem uma conexão de maior confiança e múltiplas trocas.
Quais são os tipos de rebranding?
O rebranding não possui um padrão a ser seguido. Ainda mais no caso de escolas, que não possuem uniformidade com relação aos anos escolares ofertados, mensalidade, localização e etc.
Confira abaixo os principais tipos de rebranding:
1.Parcial:
Ele acontece nos casos em que a marca sofre pequenas alterações, mas que não modificam por completo aqueles elementos que a tornam conhecida.
2.Evolutivo:
É um processo constante e atualizado com relação à marca no mercado. Não acontece de maneira abrupta, mas sim aos poucos.
3.Radical:
Costuma ocorrer quando a empresa é vendida ou ocorre uma fusão entre marcas. É um rebranding completo, que envolve a construção de elementos completamente inéditos.
Como saber se a sua escola está precisando de um rebranding?
Assim como qualquer outro segmento, o marketing educacional também possui suas particularidades. E você já sabe que a sua estratégia de comunicação não deve se limitar ao período de matrículas.
O reposicionamento da marca se faz necessário para que a sua escola se mantenha atualizada com relação às preferências do seu público. Dessa forma, mostrará que a sua instituição de ensino está em constante renovação, ampliando as conexões com seu público.
Confira abaixo cinco sinais de que sua escola precisa de um rebranding:
1. A sua marca realmente transmite a imagem que você deseja?
Em alguns casos, o rebranding para escolas serve também para correção de “erros” no posicionamento da marca. Ela precisa representar a maneira como o instituto quer ser reconhecido pelo seu público e não deixar dúvidas com relação ao que faz.
Um mau posicionamento causa um afastamento dos clientes e dos potenciais clientes. Nesses casos, o rebranding é imprescindível para que a marca da sua instituição seja a personificação dos valores dela.
2. O mercado pede, a gente obedece: se manter atualizado
O mercado está em constante atualização e o marketing educacional não pode fugir a essa regra. A partir do momento em que a sua escola deixa de conversar com o público-alvo dela, essa reformulação é necessária.
O ideal não é moldar totalmente a sua comunicação com as necessidades e tendências do público, mas sim, adaptá-la. Busque não perder a essência da sua escola, mas comunicá-la de uma maneira acessível e condizente com o mercado que almeja atingir.
3. Se destaque em meio aos concorrentes
Uma marca de sucesso precisa ser memorável para seu público. Está sentindo que a sua instituição de ensino se assemelha com a de seus concorrentes? Além disso, um posicionamento incoerente também dá espaço para que as ações da sua concorrente se proliferem.
Um rebranding se faz necessário para que a sua escola tenha destaque em meio às outras. É preciso que a sua identidade reforce que a sua empresa é diferente das demais, e os motivos disso.
4. Perspectiva de crescimento: o público também precisa te acompanhar
Sua escola sofreu um processo de expansão? Contratou novos funcionários, passou a oferecer mais séries ou sofreu alguma outra mudança profunda? É preciso que a sua marca também transmita as transformações pelas quais a sua empresa perpassa.
A premissa “eduque o seu cliente” também se faz necessária dentro do marketing educacional. Muito mais do que se adequar aos gostos e necessidades do seu público, a sua marca precisa refletir o que a sua escola de fato é no momento.
De tal maneira, a sua estratégia deve ser estruturada de maneira a acompanhar esse crescimento. Ela precisa informar os motivos e benefícios dessa nova estruturação, fortalecendo os diferenciais.
5. “Emergência”: sanar possíveis crises de imagem
Um dos maiores desafios encarados por uma marca, independentemente do setor, é a gestão de crise. Em situações como essas, o rebranding é essencial como resposta a essa adversidade.
Essa situação é delicada e requer bastante estratégia, para que as atitudes tomadas pela sua escola não soem como desesperadoras. A sua empresa deve se afastar ao máximo da polêmica em questão, e isso requer repensá-la como um todo.
Dicas para realizar o rebranding da sua escola
Se o centro de ensino onde você trabalha se encaixa com as categorias citadas, é hora de repensar o posicionamento dela. Confira abaixo algumas dicas para realizar o rebranding educacional.
A) Conheça seu público
Conhecer o seu público-alvo é essencial em toda atividade de marketing, ainda mais em um processo complexo como o rebranding para escolas. Realize pesquisas para saber quais são as preferências dos seus alunos clientes e potenciais clientes. Também se questione: de que maneira posso me comunicar de maneira adequada com esses consumidores?
B) Conheça a sua empresa
É preciso que a sua escola tenha bem definido os valores objetivos e propósitos. Eles devem ser transmitidos para o seu público de maneira compreensível e atrativa, reforçando sempre as vantagens de escolher a sua instituição.
Essa imagem a ser transmitida precisa condizer com a realidade. Por isso, também busque ouvir o que seus funcionários têm a dizer sobre a empresa. As pesquisas internas são essenciais nesse sentido.
C) Comunique a sua mudança
Como você já sabe, o rebranding para escolas não pode acontecer de uma hora para outra. Realizar essa transformação de maneira abrupta pode assustar seu público e fazer com que ele não entenda a sua intenção.
Dessa forma, você precisa comunicar a mudança. E as redes sociais são grandes aliadas nesse processo. Também monitore se o novo posicionamento de marca está sendo aprovado.
Extra: tenha uma equipe capacitada para realizar o rebranding
Como você percebeu o rebranding não pode ser executado por qualquer profissional. Quando não estruturado, pode ter consequências desastrosas. Assim, é essencial ter profissionais capacitados para realizar este processo. Uma sugestão é contratar uma agência com experiência na área.
Case Titânico: Santa Mônica Centro Educacional
O Santa Mônica Centro Educacional é uma rede de ensino que está há mais de 50 anos no mercado e conta com 13 unidades espalhadas pelo estado do Rio de Janeiro. Em julho de 2022, o Centro Educacional buscou a Agência Titânio para fechar um projeto de rebranding.
Foi percebido que a imagem transmitida pela Escola através de sua marca não condizia com sua realidade: ela está há 9 anos na lista das oito melhores escolas do Brasil.
Muito além de captar novos alunos, a Santa Mônica almejava trazer uma imagem mais moderna à instituição, trazendo uma visão relacionada à qualidade de ensino.
Para alcançar esse objetivo, foi desenvolvido pelo time titânico um planejamento estratégico voltado para o digital, que envolvia desde o planejamento da nova identidade visual até o desenvolvimento de ebooks trimestrais.
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O texto que preparamos sobre Marketing para escolas: veja dicas para se tornar referência no digital pode ser interessante para você!