A jornada de compra do cliente no Inbound

A jornada de compra é o processo que o lead percorre do momento em que inicia uma pesquisa para resolver uma dor/necessidade até se tornar um cliente. Vai desde a descoberta até o momento de aquisição do produto. Hoje em dia, a jornadas do cliente é amplamente estudada para a criação do funil de inbound marketing, pois se o inbound marketing for bem aplicado, é possível conduzir o lead por todas as etapas da jornada do cliente até a efetivação da compra do produto ou serviço.

 

Para alcançar excelentes resultados com a automação de marketing em inbound, é muito importante entregar o conteúdo certo na hora exata para os leads. Algumas empresas que não fazem inbound atraem muitos leads, mas não conseguem convertê-los por não saberem nutrir com informações relevantes durante a jornada do cliente. Por este motivo, muitas empresas têm baixas taxas de conversão em venda.

Entender bem o conceito de jornada de compra permite aproveitar melhor os leads em todas as fases. Ao nutrir os leads de forma correta, em cada uma das etapas, você consegue ajudá-lo a andar mais rapidamente pelo processo e de forma mais automática.

A jornada de compra do cliente é dividida em 4 etapas:

Etapa 1: Descoberta: Existe um problema mas ainda não conseguimos identificá-lo. Devemos criar conteúdos que chamem a atenção dos possíveis clientes e despertar o interesse dele.

Etapa 2:  Reconhecimento do Problema: Depois de atrair a atenção do lead e despertar a curiosidade para um problema, chega a etapa de ajudá-lo a reconhecer exatamente qual é o problema a ser tratado. A pessoa precisa sair dessa etapa com um nome para o seu problema. Nesta etapa ele começa a pesquisar mais sobre esse problema e por possíveis soluções.

Etapa 3: Consideração: Aqui, o lead já sabe nomear a sua dor e precisa saber quais são as soluções existentes. A ideia é produzir conteúdos que indiquem possíveis caminhos que possam ajudá-lo e apresentar seu produto como uma das soluções.

Etapa 4: Decisão de compra: Nesta última etapa da jornada do comprador, a pessoa já decidiu qual a melhor solução e está maduro o suficiente para tomar uma decisão. Chegou a hora de mostrar para o cliente que a sua empresa é a melhor opção e ressaltar os diferenciais competitivos.

 

Agora que você já sabe todas as etapas fica mais fácil analisar como aplicá-las considerando as suas personas. Todas as estratégias que levam em consideração as etapas do cliente têm uma probabilidade maior de serem assertivas, pois o cliente não sentirá que o marketing está sendo feito de maneira forçada. Tenha cuidado, pois para que sua estratégia seja efetiva, é importante consultar uma agência ou contar com profissionais dedicados e especializados. Uma estratégia mal feita pode manchar o relacionamento da sua marca com os seus leads e consumidores.