Hoje é comemorado, internacionalmente, o dia do Blog (como este aqui). Essas páginas, rapidamente, se popularizaram, cresceram, diversificaram de formato e, claro, também chamaram a atenção de marcas e empresas.
Os blogs podem ser ferramentas muito úteis para as organizações. Confira por que é interessante que sua empresa mantenha um blog corporativo:
1 – Você conhece melhor seus clientes
Por meio de ferramentas como o Google Analytics, você poderá traçar um perfil qualitativo e quantitativo dos seus clientes. Quantas pessoas se interessam pelo conteúdo da sua empresa? De que lugar do país ou mundo elas são? Que tipo de informação é mais acessada e qual é a menos? Que elogios e reclamações elas fazem?
Todas essas perguntas podem ser respondidas pelo Analytics. Com esses dados, você obtém informações importantes para tomadas de decisão.
2 – Melhora a visibilidade da sua marca na internet
O blog é a principal forma de gerar mídia orgânica para sua empresa. Ao pesquisar na internet por um produto ou serviço prestado por sua marca, as pessoas encontrarão seu blog caso ele tenha informações relevantes. Isso sem precisar investir em anúncios pagos.
3- Gera confiança
Ao postar conteúdos relevantes, como dicas, tira-dúvidas, tutoriais, informações exclusivas, novidades e promoções em primeira mão, o público passa a tratar seu blog como fonte confiável de informação. Sua empresa passa a ser vista como referência naqueles tópicos, aumentando o recall da marca, a confiança e a credibilidade.
4- Mantém seus clientes sempre em contato
Ao contrário de um site institucional, que possui seções e textos fixos, um blog é dinâmico e está sempre em atualização, com novidades constantes. Isso faz com que seus clientes o visitem com frequência, aumentando a exposição da sua marca.
5- Resultados permanentes e a longo prazo
Se você parar de investir em publicidade, é possível que com o tempo, ninguém se lembre da sua marca, visite seu site ou compre seus produtos. Já um blog com bom conteúdo, mesmo que não seja atualizado, fica disponível permanentemente para ser encontrado pelo Google.
Dessa forma, sua página continuará recebendo tráfego orgânico mesmo no período em que você não estiver anunciando.
6 – Auxilia nas vendas
Um blog pode ser muito útil para aquelas pessoas que ainda não estão decididas sobre a compra. Clientes que ainda estão pesquisando marcas e formando uma opinião.
Ter um blog com informações úteis, dicas, novidades e promoções faz com que essas pessoas se interessem pela sua marca, possam entrar em contato para tirar dúvidas e acabem fazendo a compra.
Neste post, destacamos a importância dessa plataforma como elemento central de uma boa estratégia de Marketing Digital. O blog é a base que dá apoio para a maioria das demais ações na internet.
Se você precisa criar, gerenciar ou gerar conteúdo para seu blog empresarial, entre em contato com a Titânio. Nossa equipe está preparada para ajudar você a alcançar seus objetivos.