Quer saber mais sobre Marketing para Escolas? Continue lendo o nosso artigo!
Quem não é visto não é lembrado. Apesar do clichê, essa premissa do marketing digital deve ser levada a sério. Para se ter uma ideia, um levantamento realizado pela Statisa em 2021 mostrou que o Brasil conta com 99 milhões de usuários ativos no instagram.
Esse fator demonstra que pelo menos 47% da população brasileira está presente nesta rede social, incluindo potenciais clientes do seu negócio. O relatório Digital 2021 indicou que 90% dessas pessoas seguem ao menos uma marca e 81% dos usuários da plataforma a utilizam para conhecer novos produtos e serviços.
Marketing para escolas: o mundo digital importa!
O digital representa uma verdadeira vitrine para os usuários, na medida em que facilita o acesso à informação e vantagens dos produtos. Sobretudo, estar presente nas redes sociais é essencial para qualquer empreendimento, incluindo escolas. E não deve se limitar somente aos períodos de campanha de matrícula escolar.
Por exemplo, no Google Trends podemos confirmar que os pais buscam por escolas para seus filhos o ano inteiro, assim como alunos de ensino superior e profissionalizantes.
Além disso, é preciso ter ciência de que escolas também são empresas e, assim como todas as outras, deve ter um posicionamento no mercado para manter a sua saúde financeira e fortalecer a imagem em meio aos clientes e concorrência.
De tal modo, o marketing educacional apresenta particularidades que, quando levadas em consideração e aplicadas de maneira correta, podem trazer muitas vantagens para a sua instituição de ensino.
Se você é dono ou trabalha com a comunicação de uma escola, mas está em dúvida sobre como utilizar as redes sociais, não se preocupe. Reunimos neste texto algumas dicas sobre o que é marketing educacional e como planejar e aplicar uma estratégia de sucesso. Boa leitura!
Para começo de conversa: o que é marketing educacional?
Como o próprio nome bem diz, de maneira direta, o marketing educacional corresponde ao conjunto de ações estratégicas voltadas para instituições de ensino. Embora esteja sobretudo voltado para a captação e retenção de alunos, este não deve ser seu único objetivo.
Primeramente, o investimento em ações de marketing na sua escola ajuda a construir valor para essa instituição trazendo as principais vantagens de estudar ou matricular o filho nela, bem como exibir o cotidiano dos estudantes, o que ajuda a gerar proximidade com relação aos seguidores.
Em meio a tanta concorrência, a sua escola precisa mostrar as vantagens de se estudar nela e através das redes sociais pode se tornar referência em educação não somente na cidade onde se localiza, mas também para alunos, pais e professores de todo o Brasil.
Quais são as vantagens de se investir no marketing para escolas?
A sua escola só tem a ganhar quando investe no marketing digital de maneira planejada. Confira abaixo algumas das vantagens, que podem ser resumidas em quatro:
Posicionamento de marca:
Estar presente nas redes sociais ajuda a garantir a autoridade da sua escola com maior reconhecimento perante o mercado educacional, fazendo com que ela se torne referência no Brasil;
Retenção de alunos:
As redes sociais podem ser usadas também para trazer novas informações sobre a instituição de ensino para os próprios estudantes, dessa forma, gerando uma comunicação mais próxima e amiga;
Captação de novos alunos:
A campanha de matrícula da sua escola deve estar bastante ligada ao digital. Ou seja, é muito mais prático para os pais obter informações sobre a escola através das redes sociais do que pessoalmente ou por telefone;
O poder da memória:
Com certeza, ex-alunos da sua instituição de ensino guardam recordações sobre o período em que estudaram lá. Se manter presente pode ajudar a despertar o gatilho da memória, reforçando os laços afetivos que foram construídos no local.
Como você já deve saber, antes de começar qualquer estratégia no digital, é fundamental conhecer o seu público alvo, planejar suas ações, para depois executá-las, acompanhar e mensurar os resultados.
Se a sua equipe de marketing já fez tudo isso, mas não obteve os resultados esperados, é preciso identificar seus erros. No próximo tópico, explicaremos quais são os mais comuns.
Cinco falhas que podem estar prejudicando a sua campanha de matrículas
Como já foi dito anteriormente, a campanha de matrículas é a principal a ser realizada pela sua escola durante o ano tendo em vista que a manutenção e aquisição de novos alunos é fundamental para a saúde financeira da instituição.
Você sente que sua equipe direciona esforços suficientes para realizar essa ação, mas, ainda sim, não consegue alcançar seus objetivos? Veja só onde pode estar o seu erro!
O site da sua escola é favorável?
Se você pretende manter a campanha no digital, é esperado que o link a ser divulgado nas redes sociais seja o do site da sua empresa, mais precisamente para a página das matrículas.
Além disso, é importante que o site da escola facilite a vida de quem o acessa, que traga uma boa experiência ao usuário. Lentidão, baixa adaptabilidade para celular, excesso de propagandas e design de má qualidade são alguns dos fatores que geram repulsa ao site, fazendo com que você possivelmente perca alunos.
Para evitar que isso aconteça, busque se colocar no lugar do público e realize as seguintes perguntas: “O meu site demora para carregar?”, “As pessoas conseguem acessar o site da minha escola pelo celular?”, “Ele mostra o passo a passo”.
Nós da Agência Titânio fomos responsáveis por desenvolver landing pages e sites para escolas do Grupo Eleva. Confira só os sites que fizemos para o Santa Mônica Rede de Ensino e o Pensi.
Além disso, é fundamental que seu site esteja bem posicionado no Google para garantir mais acessos. Para isso, você precisa conhecer e dominar as técnicas de SEO. Se você tem dúvidas sobre o assunto, temos uma série de posts que podem te ajudar. Confira aqui.
Você alimenta as suas redes de relacionamento? A importância do e-mail marketing
Se você quer investir pesado na campanha de matrícula da sua escola, não basta apenas ter um perfil nas redes sociais e um site para direcionar os interessados. Dessa forma, alimentar a sua rede de relacionamento vai muito além disso.
Uma excelente estratégia é investir em e-mails marketing, uma poderosa ferramenta de alimentação de leads. Ele pode ser usado para oferecer produtos, promoções e conteúdos para clientes e potenciais clientes da sua escola.
Contudo, um dos principais erros é comprar uma lista de emails pré-pronta e sair disparando esse email marketing de maneira aleatória. Essa estratégia embora pareça prática pode prejudicar bastante a entrega dos seus emails e é de baixa efetividade, já que aquelas pessoas sequer autorizaram receber seu conteúdo.
Ou seja, os contatos para a sua lista de emails devem ser conquistados. Uma maneira de efetivar isso é trazer benefícios para quem se dispor a oferecer o contato ou através de landing pages.
É importante relembrar que nem todos os clientes estão na mesma etapa do funil de vendas. Dessa forma, você deve produzir um conteúdo para cada etapa, com direcionamentos e CTAs específicas.
Seu anúncio foi feito de maneira correta?
Ocupar as primeiras posições no Google de maneira orgânica leva bastante tempo e requer bastante atenção. Por isso, algumas escolas optam por investir em anúncios pagos na maior ferramenta de busca do mundo.
Porém, o uso do Google Ads também requer bastante estudo e alguns erros podem ser bastante prejudiciais para a sua campanha de matrícula. Confira os principais:
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Uso de palavras-chave muito genéricas
Não adianta ter um excelente anúncio se você utiliza somente palavras-chaves muito genéricas. Assim, você anuncia para um público muito abrangente que dificilmente estará interessado em matricular o filho. A sua escola tem um diferencial que com certeza pais e alunos se interessam. Foque nisso na hora de escolher os termos.
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Ausência de extensão de anúncio
O seu anúncio fica incompleto sem extensões. Elas aumentam o espaço do seu anúncio nos resultados de pesquisa atraindo a atenção do público. Além disso, podem gerar mais conversões diretas.
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Seu anúncio direciona diretamente para a página de matrícula?
Um dos erros mais comuns dentro dos anúncios no marketing educacional é direcionar os usuários para o home. Ainda que seja uma área relevante para que conheçam a sua escola, ela não é construída diretamente para a venda
Por isso, seu anúncio deve direcionar as pessoas para uma landing page ou página específica de matrículas.
Precisa de uma landing page de alta conversão para suas campanhas? Fale com nosso time de especialistas.
E quando a escola não está em períodos de matrículas?
O fato da escola não estar em período de matrículas não significa que você deve deixar as redes sociais completamente de lado e só aparecer de ano em ano.
Em outras palavras, é preciso manter constância na promoção da instituição de ensino, até mesmo para manter uma relação de proximidade com os atuais pais e alunos.
É fundamental que você utilize fotos para divulgar o dia a dia da instituição e eventos promovidos por ela. Além disso, traga posts educativos que demonstrem os valores e diferenciais.
Também é possível publicar comunicados para pais e alunos. Porém, a rede social não deve ser a única forma de contato com eles. Nesse sentido, busque um contato direto com eles, como por exemplo através de e-mail ou ligação.
Case de sucesso: Agência Titânio e Escola Chinesa
Localizada na zona sul do Rio de Janeiro, A Escola Chinesa Internacional (ECI) é uma organização educacional que foi criada com permissão e apoio do Consulado Geral da China no Rio de Janeiro.
Ela é a primeira escola chinesa fora do país, que foi desenvolvida com o objetivo de proporcionar um ensino de referência internacional no Brasil, em um ambiente trilíngue (mandarim, português e inglês).
Desde junho de 2021, a Escola Chinesa tem as redes sociais gerenciadas pela Agência Titânio. Acreditamos no potencial da instituição e nos comprometemos a realizar e desenvolver posts que variam entre comunicados, informações sobre métodos de ensino, cotidiano dos alunos e muito mais.
Não pense duas vezes antes de contratar uma equipe com experiência em marketing educacional e impulsione já o seu negócio. Entre em contato conosco!