A situação não está fácil no nosso país. Por mais que o número de casos da COVID-19 não sejam tão significativos comparados à Itália e China, já estamos tomando as devidas providências para que não chegue a essa proporção aqui no Brasil.
Quem pode trabalhar em casa já está fazendo, comércios não-essenciais estão fechados, álcool gel por toda a parte, desinfectar as superfícies que temos mais contato e claro, proteger quem amamos, principalmente se estiver no grupo de risco.
Medidas estão sendo tomadas para enfrentarmos essa pandemia da melhor maneira e com um menor número de mortes. Por conta disso, celebridades e marcas demonstram publicamente seu apoio à causa, que tem como objetivo conscientizar a população da importância de se cuidar, mas claro, também reforçar sua marca no mercado.
Ainda que muitas empresas estejam preocupadas com a atual situação, entenderam que é grave e que precisam incentivar uns aos outros para obtermos um quadro de melhora ainda mais rápido. Afinal, pessoas confinadas em casa não frequentam shoppings, lojas, pontos turísticos e bares.
No marketing digital, você aproveita oportunidades. Com o que está acontecendo no momento é possível criar diversas peças e abusar da criatividade. Neste momento a pauta do mundo é o Coronavírus e a quantidade de pessoas infectadas. Por isso, mostrar apoio de alguma maneira torna sua marca empática e humana aos olhos não só do consumidor, como também aos olhos de seus colaboradores, que são essencial para a sua empresa fluir.
Separamos algumas empresas que destacaram seu apoio mudando logo, apresentando algum serviço diferente ou fazendo alguma ação exclusiva. Confira:
Operadoras de TV (Claro, Oi, Vivo, Sky)
Liberaram mais canais para os assinantes para que possam se entreter em casa assistindo à canais que antes não tinham acesso. Algumas operadoras também aumentaram a velocidade da internet.
AIRBNB
Reservas (que ainda não tenha realizado o check-in) feitas até 14 de março podem ser canceladas e o reembolso será feito integralmente.
Burguer King
Divulgou um vídeo em que o presidente do BK Brasil esclarece o procedimento de prevenção para os colaboradores e consumidores.
Além disso, a empresa fará uma doação de R$ 1mi para o SUS para ajudar no combate à pandemia.
Rappi
Para quem vai fazer algum pedido no aplicativo, aparece uma mensagem incentivando que os pagamentos sejam feitos online para evitar transações de dinheiro e contato entre o consumidor e o entregador.
Ifood
Quando você está pedindo a comida também é possível escolher se prefere a entrega com ou sem contato físico.
Mais além que o Rappi, o iFood também criou um fundo econômico para ajudar entregadores e restaurantes parceiros que não possam continuar suas operações e passem por dificuldades financeiras.
Mercado Livre
Fez uma alteração em seu logo. Antes era um aperto de mãos, mas atualmente esse contato deve ser evitado. Então agora, utilizam os dois braços separados fazendo o símbolo de força, além da frase “Juntos. De mãos dadas, ou não.”, ação genial que gerou diversos elogios não só de pessoas de marketing.
E por último mas não menos importante, que é a que atinge grande parte dos trabalhadores, é que as empresas estão liberando os colaboradores para home office, evitando a locomoção principalmente em transportes públicos. Sendo assim, grandes empresas também estão incentivando essa prática através de posts em redes sociais, hashtags e vídeos.
E aí, o que a sua empresa está fazendo de diferente para incentivar a conscientização nessa pandemia? Comente aqui!