Ferramenta de Automação de Marketing. Quais são as mais usadas?

Ferramenta de Automação de Marketing

Conforme falamos em nosso primeiro post sobre automação de Marketing, existem muitas soluções para auxiliar você nesse processo e escolher a mais adequada a sua estratégia é uma etapa fundamental.  A ferramenta de automação de marketing, por si só, não garante os resultados, mas é essencial que ela tenha as funcionalidades necessárias para que você implemente o que foi planejado.

Portanto, há aqui dois elementos básicos que devem se complementar: primeiro, definir uma boa estratégia de Marketing, planejando cada etapa. Em segundo lugar, escolher uma ferramenta que se adeque ao que você planejou.

Lembre-se: a ferramenta não fará mágica sem um bom planejamento. Da mesma forma, um excelente planejamento não poderá ser implementado com uma ferramenta limitada. Com isso em mente, vamos analisar as características das 5 principais ferramentas de automação de Marketing:

1- SHARPSPRING (paga)

A SharpSpring detém em seu currículo o título de plataforma mais bem avaliada no mercado americano. Além disso, foi vencedora dos prêmios G2 Crowd e TrustRadius 2018.

Dentre seus principais benefícios está o fato de possuir diversas ferramentas em uma única plataforma. Há módulos para atrair mais leads, conhecer melhor seu público, fazer nutrição de leads, definir regras de automação, vender em escala e personalização. Ademais, essa ferramenta de automação de marketing permite uma série de integrações com softwares de terceiros, como Salesforce, MailChimp, Twitter, Ads, entre outras.

Entre os diversos recursos oferecidos pela SharpSpring destacam-se a integração com Google Ads, conteúdo dinâmico, construtor de blog, rastreamento de leads, criação de personas, landing pages, calendário de Marketing, rastreamento de campanhas, CRM, relatórios integrados e linha do tempo com evolução dos leads.

Por fim, a SharpSpring oferece ainda a possibilidade de criar facilmente regras para fluxos de e-mails automáticos de forma visual, sem necessidade de saber programação. Além disso, a ferramenta também cuida automaticamente da nutrição dos leads e atribui uma pontuação baseada no comportamento do usuário. Leads com maior pontuação representam oportunidades maiores.

Ademais, a solução permite criar conteúdo personalizado para cada tipo de persona e cria listas dinâmicas, que são preenchidas à medida que forem surgindo leads que preencham os requisitos que você estabelecer. Em suma, é considerada uma ferramenta avançada.

2 – RD STATION (paga)

Ferramenta de automação de marketing desenvolvida no Brasil pela Resultados Digitais, o que significa poder usar uma interface em português e acesso mais fácil a suporte e treinamento. Segundo o site da plataforma, conta com mais de 12 mil clientes em 20 países.

A RD Station agrega módulos de Marketing Digital e CRM e também possui integração com apps de terceiros, como Google, WordPress, Magento e Salesforce.  Além das ferramentas de automação de Marketing, a RD Station oferece eventos, cursos e conteúdos educativos para que você aproveite melhor os recursos do Marketing Digital.

3 – MAUTIC (gratuita para até 100 mil envios/mês)

A Mautic é uma ferramenta de automação de marketing de código aberto. Seu principal benefício é o baixo custo: é gratuita para até 100 mil envios e para disparos acima desse volume são cobrados valores acessíveis.

Essa ferramenta oferece a possibilidade automação de e-mails marketing, criação de contatos, segmentação, criação de landing pages, formulários e CRM. A solução traz módulo de criação de campanhas bom e intuitivo, estabelece pontuação para os leads e cria perfil progressivo dos usuários, preenchidos conforme existam novas informações.

Alguns depoimentos de usuários destacam a estabilidade da ferramenta e bom suporte da comunidade que trabalha desenvolvendo seu código. Por outro lado, há também relatos de alguns bugs. Porém, por ser de código aberto, a ferramenta pode ser aperfeiçoada ao longo do tempo pela comunidade.

4 – LEAD LOVERS (paga)

A Leadlovers tem interface e suporte em português. Essa ferramenta de automação de marketing permite integração com soluções de terceiros como PayPal, PagSeguro, Zapier, Hotmart, entre outros.

Entre suas funcionalidades principais estão a automação de e-mails, criação de sites e plataforma para criação de cursos EAD.  A LeadLovers também permite a criação de SMS Marketing, trabalha com gatilhos condicionais e oferece relatórios de métricas, segmentação por tag, pontuação de leads e testes de entregabilidade.

5- ACTIVE CAMPAIGN (paga)

Apesar de ser uma solução paga, oferece um período gratuito para avaliação. A ferramenta de automação de marketing foca em quatro áreas: E-mail marketing, automação de Marketing, CRM e interação com clientes.

Entre as possibilidades estão a criação de listas de campanhas de e-mails, disparo de e-mails baseados em compras, visitas ou engajamento, segmentação de contatos e agendamento de disparos. Além disso, é possível criar regras para fluxos de disparos automáticos de maneira visual e intuitiva.

A Active Campaing também traz módulo de automação de  CRM com integração a outras plataformas, pontuação de leads, segmentação e interação. Por fim, a ferramenta também oferece alguma integração com Facebook, permitindo automatizar algumas ações de acordo com o perfil e comportamento do usuário na rede social.

Além das ferramentas que destacamos neste post, existem outras alternativas. O ideal é dedicar algum tempo a avaliar as soluções e benefícios oferecidas e verificar se atendem suas necessidades. E, claro, você pode sempre contar com a ajuda de profissionais especializados com experiência para orientar você.

Por isso, para implementar soluções de automação de  Marketing na sua empresa, entre em contato com a Titânio. Siga também nosso perfil no LinkedIn para acompanhar todas as publicações e continue acompanhando nossa série de posts sobre automação de Marketing. Nas próximas postagens, abordaremos como a automação ajuda nos negócios e contribui para o aumento das vendas. Fique ligado!