UX Design, por que você deve se preocupar com a experiência do usuário?

O que é UX Design?

 

UX Design (User Experience Design) significa “design de experiência do usuário”. Lida com as emoções e como diz o próprio nome, experiências do usuário. 

Seu principal objetivo é criar uma experiência única, natural, gratificante e prazerosa para os usuários de produtos e serviços. Por isso os UX Designers se baseiam no comportamento humano e no público específico que querem atingir para entregar um trabalho de qualidade.

A interação com o usuário deve ser pensada de maneira que o fidelize e não cause frustrações. Em sites, por exemplo, deve-se tomar cuidado para fazê-lo de modo intuitivo, simples e pensado de acordo com as dificuldades de cada público-alvo.

Vantagens do UX Design

 

Há muitas vantagens em aplicar o UX Design, a principal é deixar os consumidores satisfeitos. Em algum momento eles podem se tornar advogados da marca e recomendar seu produto/serviço para outras pessoas. 

Além disso, os profissionais que trabalham com UX Design podem aplicar suas técnicas em outros projetos e setores, de modo a tornar os processos mais ágeis e otimizados. 

Termos que facilitam o entendimento de UX Design

  • Usabilidade

Termo muito importante e um dos pilares do UX Design, define se o produto é fácil e agradável de ser utilizado. O UX Designer vai observar os consumidores que interagem com o site ou aplicativo e perceber as dificuldades para corrigi-las.

  • Design Thinking

É uma abordagem para resolver problemas ou criar produtos e serviços utilizando a mente criativa do designer. Ele coloca em prática suas habilidades de um ponto de vista empático em relação ao consumidor, que é colocado no centro do desenvolvimento do produto, isto é, não é visto apenas como consumidor final.

  • Wireframe 

É o esqueleto de um site ou aplicativo. Um desenho de como será a estrutura sem a aplicação dos recursos visuais. Mostra como a navegação vai funcionar, quais serão as funções disponíveis e como o produto vai reagir de acordo com cada interação do usuário.

  • Arquitetura da Informação

É um desenho que permite identificar como as informações serão distribuídas pelo serviço e exibidas para facilitar a realização das tarefas necessárias pelo usuário/cliente.

  • Site Responsivo

Uma solução digital responsiva é aquela que se adapta a diversos tipos de plataformas, ou seja, é visualizada com facilidade e sem nenhum problema. Um site responsivo deve possuir boa visualização nas versões desktop e mobile, permitindo que o usuário possa ver textos, clicar em links, ou inserir informações sem dificuldades, ainda que esteja utilizando uma tela menor.  

  • Ergonomia 

Ergonomia é a ciência que estuda a relação entre o homem e o trabalho que executa, procurando desenvolver a melhor integração possível entre as condições de trabalho, as capacidades e limitações físicas e psicológicas do trabalhador e a eficiência do sistema produtivo. 

Para o UX Design, a ergonomia é relevante porque é aplicada para avaliar o quão fácil e agradável é o uso de um site, aplicativo ou sistema. Alguns elementos são observados, tais como: eficiência (o usuário consegue fazer o que precisa na ferramenta?), aprendizagem (se é fácil ou não de usar) e outros. 

 

E aí, gostou do post? Fique ligado nas redes sociais da Agência Titânio para sempre ficar por dentro de tudo. Somos especializados em UX Design e garantimos uma experiência positiva dos usuários em todos os sites que fazemos! Precisa da nossa ajuda? Entre em contato conosco!