User Experience: Como melhorar a experiência do usuário no site da sua empresa

Experiência do usuário no site: saiba como melhorar

Se você quer descobrir como melhorar a experiência do usuário no site da sua empresa, continue lendo o artigo!

A necessidade de desenvolver uma boa presença no digital está cada vez mais latente nas empresas, principalmente com o crescimento do público online nos últimos anos.

Temos certeza que sua empresa está antenada nisso e que você tem buscado desenvolver seu site, aplicativos e ferramentas, para que a experiência do usuário, ou UX, seja cada vez mais ideal.

Pensando nisso, atrelado ao fato que os altos índices de satisfação não dependem mais inteiramente das qualidades dos produtos e serviços, e que a experiência do usuário também agrega valor à imagem da sua empresa no mercado, desenvolvemos esse artigo de como uma boa gestão de UX pode melhorar seus resultados.

Boa leitura!

Os 8 pilares da experiência do usuário para um bom desempenho de um site

O que significa uma boa experiência do usuário para você?

Para nós, a Experiência do Usuário, ou User Experience – UX, é um conjunto de atributos que determinam o quão satisfatório e positivo é a experiência de uma pessoa ao acessar seu site, aplicação de web ou outra local digital em que sua empresa estiver.

A Experiência do Usuário não é uma coisa que se “inclui” numa etapa de projeto e ele está pronto.

É um trabalho constante que nunca está pronto, haja vista que precisa estar em constante evolução e atualização, assim como o comportamento do seu público.

Como o termo “experiência” pode ser demasiadamente subjetivo, temos 8 pilares que servem como norte de avaliação e aplicação.

Vamos falar sobre eles abaixo!

Acessibilidade

A acessibilidade em UX se refere a acessar um site a partir de diferentes dispositivos, como desktop, mobile ou tablet.

Nesse ponto, é importante que o design seja responsivo, ou seja, capaz de se ajustar e se otimizar a diferentes formatos.

Além disso, é preciso que esses ajustes mantenham a qualidade de performance pro usuário que navegar por ele.

Aqui, também precisamos destacar a acessibilidade para pessoas com restrições físicas ou visuais.

Lembrando que, quanto mais acessível, melhor o seu site também irá rankear no Google.

Caso queira se aprofundar mais nesse assunto, leia o nosso artigo sobre Acessibilidade Digital.

Atrativo visual

Como dizem: “A primeira impressão é a que fica”.

Isso vale muito quando falamos na experiência do usuário, por isso invista em layout atraente, agradável e coerente, agregando valor estético a sua empresa.

Pense com a gente: quando você entra em um site onde visualmente ele está bagunçado ou com aparência defasada, isso te inspira mais ou menos confiança na empresa?

Utilidade

Além de ser visualmente atrativo, ele também precisa ser funcional.

Nesse ponto, é importante conhecer bem seu usuário, saber o que ele busca ao entrar no seu site, por exemplo.

Esse tipo de informação, você pode obter analisando os mapas de calor com o intuito de sempre otimizar a experiência.

Credibilidade

Como especialistas em sites, podemos afirmar que: para que um site transmita credibilidade, ele precisa estar correto, 100% livre de erros para que atenda as expectativas do usuário.

Assim, é importante que você mantenha uma equipe que contribua de maneira tangível para solução rápida de possíveis problemas.

Afinal, uma boa experiência com seu site garante confiança que pode levar à compras, fechamento de negócios, contratos e relações duradouras com seus clientes.

Intuitividade

Existem três coisas que precisam ser eficazes na experiência do usuário: usabilidade, capacidade de digitalização e intuitividade.

Do que adianta um site lindo, se seu usuário não sabe como usá-lo?

Para isso, garanta que as pessoas que irão desenvolver ou otimizar seu site tenham experiência em UX Writing, isso fará com que seu usuário tire o máximo proveito dele.

Desempenho técnico

Quanto tempo seus usuários estão esperando seu site carregar? Aparece mensagem de erro quando eles tentam executar alguma ação?

Velocidade de carregamento e um bom desempenho técnico são fundamentais para que seu site alcance boas taxas de conversão (CRO), bem como seja valorizado pelos algoritmos do Google (SEO). 

Proximidade e cumplicidade

Um ponto importante, e infelizmente muito ignorado por muitas empresas, é a sensibilidade de saber que quem acessa o site, do outro lado da tela, é o usuário, ou seja, uma pessoa e não um robô.

Por isso, humanizar páginas e ferramentas podem ser o grande diferencial em meio aos seus concorrentes, permitindo com que sua empresa se conecte emocionalmente com seu usuário, aumentando o engajamento e gerando uma experiência de navegação bem sucedida.

Inovação e originalidade

Por fim, experiências inovadoras sempre são memoráveis.

Sabemos que dependendo do segmento da sua empresa, talvez a inovação não seja possível, mas originalidade pode ser uma opção. 

Quanto mais único for seu site, quanto mais representar os valores e missão da sua empresa, melhor será a experiência do usuário.

Todos esses pilares devem ser aplicados em qualquer desenvolvimento de site pensando na utilização dele pelo usuário, e temos certeza que, ao ler todos esses pilares, muitas ideias vieram à sua mente.

Abaixo vamos aprofundar práticas adotadas pelo time Titânio com nossos clientes e que podem te ajudar na otimização do seu site.

Otimizações práticas que podem ser feitas no seu site e que melhoram a experiência do usuário

Uma boa experiência do usuário abre possibilidades reais de conversão, fechamento de negócios e, ao mesmo tempo, favorece a imagem da sua empresa no meio digital.

Esse é um dos pontos principais quando falamos de gestão de marca, podendo ser o seu grande diferencial em meio a concorrência, gerando um maior  Lifetime Value (LTV).

Abaixo vamos apresentar práticas que usamos como rotina com nossos clientes:

Estratégias de Web Performance Optimization (WPO)

A oferta de um site otimizado, responsivo e implacável, do ponto de vista técnico, elimina o atrito nos processos de interação e comunicação, dando solidez à experiência do usuário.

Para isso, um bom serviço de hosting (responsável por hospedar o site em um espaço seguro, estável e bem estruturado para que continue funcionando e não saia do ar) e um bom CMS (Sistema de Gestão de Conteúdo) são fundamentais.

Dessa forma, você consegue se cercar de boas ferramentas para garantir um site rápido, compactando imagens e desativando plugins que não agreguem a experiência do usuário.

Boas práticas de UX Writing

UX Writing não serve apenas para organizar o conteúdo, orientar o usuário e promover a intuitividade.

A escrita UX também envolve a inclusão de palavras e mensagens em legendas e pequenos fragmentos de texto que se conectam ao usuário e evocam seus sentimentos.

Inclusive, dentro desse conceito está o copywriting, que também inclui chamadas para a ação para incentivar o usuário a tomar atitudes favoráveis ​​ao processo comercial.

Para isso, quanto mais você conhecer o comportamento do usuário que você quer atrair, mais o UX Writing conseguirá despertar as ações que queremos que ele tenha no site.

Seja claro na proposta de valor

Uma boa proposta de valor clara e objetiva resolve o problema da grande maioria dos sites e landing pages confusos que você provavelmente encontra online.

Por isso, melhor que palavras bonitas e rebuscadas, aposte na linguagem que o seu cliente em potencial entende. Essa é uma forma de humanizar seu conteúdo e gerar uma proposta de valor que seja captada por ele.

Uma boa forma de testar sua proposta de valor é apresentá-la a pessoas que já são seus clientes e perguntar o que eles entendem. Assim você saberá que está no caminho certo de comunicação com o seu público.

Tenha uma boa UX como meta

Coloque seu cliente no centro de tudo. 

Essa é uma forma da experiência do usuário não ser um detalhe, mas a missão da sua equipe ou da Agência que você contratou pro desenvolvimento do site.

Quanto mais você conhecer seus clientes, mais fácil será atraí-los pra você no meio digital.

Nós, aqui da Agência Titânio, somos especialistas em sites e Marketing B2B, se você quiser ter acesso a mais conteúdos como esse, nos siga nas redes sociais:  Instagram, Facebook e Linkedin!