Tendências do e-mail marketing para 2019

Embora o mundo do Marketing Digital passe por frequentes transformações e ferramentas apareçam e desapareçam a todo instante, uma delas segue constante: o E-mail Marketing. Essa já tradicional forma de Marketing permanece relevante por ter uma série de vantagens, como baixo custo e simplicidade.

Em 2019, o E-mail Marketing continuará importante para seu mix. Veja a seguir as principais tendências:

1 – Mensagens mais segmentadas

Cada vez mais os e-mails precisarão se destacar dos demais e quanto mais bem direcionadas forem suas mensagens, maior será a taxa de abertura. E-mails que realmente atendem às necessidades dos clientes têm muito mais sucesso em conversões.

Algumas formas de melhor segmentar seus e-mails: dar a opção para que seu público escolha que tipo de mensagem deseja receber (assim eles só recebem aquilo que têm interesse e seu engajamento aumenta) e usar Inteligência Artificial para cruzar e organizar informações de diferentes bancos de dados.

2 – Melhora na personalização

Ações simples, como incluir o nome do destinatário no e-mail (feito automaticamente por ferramentas de disparo) já são capazes de aumentar a taxa de cliques.

Porém, é possível ser mais criativo e em vez de colocar no início, incluir o nome do destinatário no meio do texto, como se você estivesse conversando com seu cliente.

E por que não continuar a fortalecer essa relação? Que tal mais uma ação simples, como enviar um e-mail no dia do aniversário do cliente? E se você mandasse um e-mail logo após uma compra com dicas de como aproveitar melhor o produto ou recomendações de outras coisas que a pessoa poderá gostar? Vale apostar na criatividade para fidelizar os clientes por meio da personalização.

3- E-mail responsivo

A predominância dos dispositivos móveis já está consolidada. Portanto, em 2019 será inadmissível usar templates não responsivos em seus e-mails.

Nada é mais frustrante que abrir uma mensagem que exija uma série de acrobacias para conseguir ser visualizada corretamente. Além disso, a possibilidade de o cliente desistir de ler seu e-mail e você perder uma venda é enorme.

4- E-mails mais próximos de conversas

As pessoas se envolvem mais com alguém que se comunica igual a elas e não como robôs. A linguagem utilizada nos E-mails Marketing deve ser menos parecida com um anúncio publicitário e mais com uma conversa.

Dependendo do seu público, não há motivo para não fazer referências a gírias, memes ou assuntos que estão reverberando no momento.

5 – Inteligência Artificial como aliada

A Inteligência Artificial deve se tornar cada vez mais presente no Marketing. Os algoritmos podem reunir informações de diversos bancos de dados e analisar grande quantidade de dados.

A AI também é de grande auxílio para a personalização e segmentação da sua base de contatos, pois é capaz de analisar perfis de consumo e comportamento.

Este artigo é parte de nossa série “Tendências 2019”. Para ficar por dentro que que estará em alta em outras áreas, como E-mail Marketing e ferramentas continue acompanhando o blog. Siga também nosso perfil no LinkedIn e não perca nenhuma publicação.