Estratégias de marketing B2B: quais as melhores escolhas?

Estratégias de marketing B2B. Dicas de marketing B2B

Neste post vou falar as melhores estratégias de marketing B2B para você aplicar na sua empresa hoje. Vou apenas contextualizar o que é marketing B2B porque falar de estratégias marketing B2B aqui no blog.

Marketing B2B são ações de marketing, ou qualquer planejamento de marketing, focado em empresas que vendem para empresas, ou seja, não tem pessoa física como cliente final.

São empresas de B2B, por exemplo, agências de marketing, empresas de locação de equipamentos de informática, produtos industriais e fábricas.

Particularmente, gosto muito do mercado B2B. Ele permite uma série de estratégias que o B2C canibaliza por ter uma cultura voltada ao preço, promoção, compre hoje! Apesar de mais complexa a venda, em geral, o marketing B2B consegue explorar mais o planejamento estratégico e acaba gerando ações mais integradas e com resultados incríveis.

Não existe fórmula mágica para Marketing B2B

O marketing B2B não é nem de perto o sonho dos publicitários, justamente por ter menos publicidade envolvida. As agências não querem pegar um cliente B2B para trabalhar a marca, pois acreditam, erradamente, que isso não gera visibilidade para a agência. Aqui na Titânio isso não acontece.

Muitas pessoas querem a fórmula mágica do marketing, seja clientes B2B ou B2C. Mas, a verdade é que não existe fórmula mágica: o que temos são bons ingredientes, que, se combinados da forma certa, geram um resultado excepcional para as empresas.

Para falar sobre estratégias de marketing digital para empresas B2B você precisa antes de mais nada entender que ao se comunicar você vai falar sempre com uma pessoa do outro lado. Seja por um post, uma ligação ou um e-mail marketing, ainda não estamos negociando com robôs.

Sabendo que não temos uma fórmula mágica única que resolva para todas as empresas B2B, vou abordar algumas das ações que podem entrar na sua estratégia de marketing B2B e vão gerar um ótimo resultado.

As melhores estratégias de marketing B2B

Inbound Marketing

Apesar de muita gente acreditar que Inbound Marketing é moda, não é. Essa estratégia de marketing B2B vem sendo explorada e mostrando resultados muito positivos, principalmente em empresas B2B e para vendas complexas, onde há a necessidade de se educar o cliente.

Inbound marketing é uma estratégia de marketing B2B a longo prazo, mas possibilita o aumento de clientes, reconhecimento e autoridade da marca e também a retenção da sua carteira de clientes.

O importante ao usar o inbound marketing como parte da sua estratégia de marketing digital é sair do tradicional e-book + email. Existem muitas outras formas de se promover a geração e qualificação de leads.

E-mail marketing

Há tempos as pessoas vem matando o e-mail marketing, mas veja quantas vezes hoje em dia ainda abrimos nosso e-mail no trabalho para ver as mensagens.

O e-mail marketing é uma ferramenta excelente para se usar em sua estratégia B2B, pois ele é um canal oficial de comunicação com seu cliente. O cliente está acostumado a fazer negociações por e-mail, então não será um susto para ele ver uma comunicação da sua empresa sobre serviços e produtos.

Como comentei, o marketing B2B precisa ser também pensado para pessoas, então, não adianta ter uma base de 10 mil e-mails e disparar uma peça sem segmentação nenhuma. Provavelmente seu tiro vai cair na água.

Faça uma boa segmentação, use outros canais para alimentar o mailing como pesquisas de satisfação, CRM e redes sociais. Isso aumentará a quantidade de informações sobre cada contato para focar no que a pessoa está querendo ouvir.

Uma ótima forma de usar a comunicação por e-mail é por meio da Automação de Marketing. Com ela, é possível enviar comunicações customizadas de acordo com o comportamento e perfil do seu cliente ou lead, aumentando a taxa de conversão e o número de vendas.

Redes sociais

Com a queda no alcance dos posts orgânicos do Facebook, muita gente tem desestimulado o uso dessa e outras redes sociais, principalmente no marketing B2B. Apesar desses dados, uma rede social que funciona muito bem é o Linkedin, mas não no modelo tradicional de post no feed, aqui a ideia é criar engajamento com conteúdos relevantes para sua rede.

Usar algum sócio ou diretor, por exemplo, para publicar artigos sobre o mercado e aumentar a autoridade é uma estratégia que tem gerado bons negócios no marketing B2B.

Além do LinkedIn sua empresa pode usar outras redes como Instagram, Twitter e o próprio Facebook. Tudo vai de acordo com o conteúdo, público e objetivos do seu plano de marketing.

Existem outras opções para sua estratégia de marketing. Como falei, não existe uma fórmula mágica universal. É preciso realizar um planejamento individual para sua empresa, analisar concorrentes, mercado, seus produtos e sua empresa e tantas outras variáveis para se obter uma estratégia vencedora.

Iremos realizar um webinar sobre planejamento de marketing digital. O evento é gratuito e é uma ótima oportunidade para ter insights para montar sua estratégia de marketing B2B.

Inscreva-se agora no webinar.

Agência Titânio é a sua agência de Marketing Digital

A Titânio é uma Agência Growth Partner especializada em Marketing Digital. Estamos no mercado desde 2009, com mais de 200 clientes atendidos, possuímos um time multidisciplinar em constante atualização com as novidades e tendências do mercado.

Na construção e gestão de sites temos um nível de entrega diferenciado, com nosso Selo Titânico, onde fazemos a blindagem do WordPress, otimização de performance para nota acima de 90 no Google Page Speed, instalação de tags avançadas via GTM e muito mais.

Para ter uma agência Google Partner como seu braço direito, entre em contato conosco.