Inbound Marketing: o que é?

O Inbound Marketing é o conjunto de estratégias que tem como objetivo atrair e converter clientes de maneira espontânea, ou seja, o cliente vai até você. Muitos traduzem como Marketing de Atração, pois utiliza conteúdo próprio para construir uma relação com o potencial cliente por meio de canais como blogs, redes sociais e e-mail.

É um modelo de marketing focado na experiência do usuário e em gerar informação. Consumidores estão cada vez mais procurando se informar. Por isso, focar na experiência do usuário significa educá-lo sobre a decisão de compra dele, o que consequentemente acaba incluindo seu produto no meio do caminho.

Inbound Marketing tem uma metodologia que veio para competir com o modelo antigo “Outbound Marketing”, conhecido por ter uma abordagem intrusiva e interruptiva, é o modelo de marketing tradicional que conhecemos. Separamos algumas características que deixam bem claro a diferença entre os dois. Confira:

Inbound Marketing 

  • Comunicação aberta
  • Comunicação interativa
  • Clientes vêm até você, pois estão interessados
  • Baixo custo
  • Marketing Permissivo 
  • Maior engajamento
  • Foco no usuário

Exemplo: Você está querendo comprar uma mala específica para viajar e está olhando em diversos sites. Até que você se interessa por um site que possui preços acessíveis e produtos de qualidade e cadastra seu e-mail. A partir daí, você vai começar a receber e-mails que tenham a ver com a mala que você estava procurando e outras coisas que também possam te interessar.

Mas perceba, você estava interessado no produto e por isso adicionou seu e-mail à lista de e-mail da empresa. Haverá uma interação constante, permitida por você. Além é claro, de que caso goste do produto, pode vir a recomendar essa loja para outras pessoas também. Certo?

Outbound Marketing

  • Comunicação unilateral
  • Alto custo 
  • Os clientes são procurados através de outdoors, TVs, rádios, ligações
  • Fornecem pouco ou nenhum valor agregado 
  • Menor engajamento
  • Marketing interruptivo 
  • Foco na venda

Exemplo: É aquele outdoor no caminho do trabalho, aquele anúncio no meio da revista ou aquele vídeo que interrompe sua música no Youtube e te faz esperar 5 segundos ou mais para que possa continuar ouvindo. 

Você não pediu para ver esses anúncios, mas eles simplesmente estão lá. Por isso falamos que é um tipo de marketing unilateral, pois não tem interatividade e na maioria das vezes, nem interesse. 

 

Agora que você já sabe da importância de adotar o Inbound Marketing para sua empresa e diferença dele para o Outbound Marketing, observe os principais mecanismos utilizados para melhorar o relacionamento empresa/cliente. 

E-mail marketing – Perfeito para estreitar a relação e oferecer conteúdos de qualidade para seu cliente. Se você tiver um blog, é interessante que tenha uma seleção dos posts que tenham a ver com o seu cliente, os que ele costuma ter mais interesse. Outra ideia que muitas empresas adotam é o uso da newsletter, que pode trazer novidades a cada 15 dias ou uma vez por mês.

SEO Se você possui um blog, use e abuse das estratégias de SEO. É a otimização de buscas que dá vida ao seu website e pode fazê-lo aparecer na primeira página do Google.  

Mídias SociaisPresença nesse meio é de extrema importância. Seja com mensagens que transmitem pensamentos sábios, posts de oferecimento do seu produto ou perguntas para seus clientes, algo que permita que eles comentem e facilite essa interação. É comum vermos empresas de grande porte presentes nas redes sociais e interagindo bastante com os usuários, como a Netflix e a Lu, do Magazine Luiza. 

Mas lembre-se, redes sociais apenas para divulgação de produtos está fora de cogitação. O cliente quer interação. 

Marketing de ConteúdoUso de blogs ou redes sociais para trazer conteúdo de qualidade para sua persona. Temas que tenham valor e agregue algo na vida de quem está lendo. É importante ser um conteúdo autoral e criativo.

 

E aí, o que achou desse post que explora as possibilidades do Inbound Marketing? Fique ligado em nossas redes sociais para mais posts como esse e entre em contato caso precise de alguém que faça esse planejamento para você. A Titânio é especialista em Inbound Marketing!