Inbound marketing, in o que?

Muitas pessoas não sabem ou ainda têm muitas dúvidas sobre o real o significado da estratégia de inbound marketing. O inbound surgiu para ocupar uma lacuna no marketing e revolucionar a maneira como as marcas se relacionam com os seus clientes. A técnica consiste em transformar um possível lead em um cliente satisfeito através de uma cadeia de ações sistemáticas.

Oferecer informações e conteúdos relevantes para o cliente, fazendo com que ele se interesse por sua empresa e comece a consumi-la. Ao construir esse relacionamento com os clientes, estamos influenciando a decisão de compra dele. Desta forma ao atingir o momento de compra de um produto o cliente não terá dúvidas e fechará negócio com você.

Para avançar com o inbound marketing, o primeiro passo é escolher uma ferramenta de automação para dar suporte sistêmico as ações. É muito difícil fazer inbound sem o auxílio de uma ferramenta.

O próximo passo é entender as etapas que existem e o que devemos fazer em cada uma delas:

Atração: Nesta primeira etapa vamos aumentar o volume de visitantes qualificados produzindo conteúdo relevante, atualizando periodicamente o blog e otimizando para SEO. Estando presente e sendo ativo nas redes sociais, e fazendo campanhas de mídia paga.

Conversão: Nesta próxima etapa, vamos transformar os visitantes em leads através do processo de conversão (quando uma pessoa oferece um contato em troca de um material rico). Você poderá fazer isso: oferecendo um ebook ou ferramentas através de um formulário de captura como uma landing page.

Relacionamento: Depois da aquisição do lead, é importante caminhar com ele até a conversão. Nem todos eles estão em um mesmo momento da jornada de compra e por essa razão se faz necessário a utilização do e-mail marketing e a nutrição de leads).

Venda: Agora devemos identificar quem realmente pode se tornar um cliente e está pronto para que iniciemos a abordagem comercial. Você conseguirá fazer isso através do acompanhamento da geração de leads, segmentação da base e identificação das melhores oportunidades.

Fidelização: O Inbound Marketing necessita de avaliação e planejamento constante. Você conseguirá ter um controle sobre seu negócio através dos números do funil (visitantes > leads > oportunidades > vendas). Também saber quais ações estão sendo efetivas e gerando resultados e otimizar os recursos.

Vamos marcar um bate-papo para pensarmos juntos na sua estratégia de Inbound?