Dicas para criar um personagem para sua marca

Não é de hoje que as empresas utilizam personagens, mas agora esse assunto está vindo à tona novamente. Com o uso de chatbots e inteligência artificial, os personagens deixaram de ser meros elementos da propaganda e passaram a interagir com o público e tornam tudo mais real.

Atualmente, cada vez mais empresas têm criado personagens para suas marcas. Um robô, assistente virtual, “alguém” que vai interagir com o cliente em chats do site ou no perfil em redes sociais, apresentar as novidades de produtos e serviços.

O personagem deve ser sempre carismático, divertido e quanto mais humano, melhor. Deve ser gente como a gente, conversar informalmente e “ter uma opinião própria”.

Quando for criar o personagem para sua empresa, é importante ter cuidado. Além da imagem que ele vai transmitir para seus clientes, é necessário fazer um planejamento preciso para atingir todos os públicos e não deixar alguém desconfortável. Por isso, aqui vão algumas dicas para você criar seu personagem e conquistar mais seguidores para sua marca.

Aparência

Aplicação da marca oficial da empresa na roupa ou em algum acessório do personagem é essencial para o público conseguir fazer essa associação rapidamente. Também é recomendado que o personagem apresente as cores da identidade visual da empresa.

Caso deseje usar um animal ou algo fictício, pense em como será a aceitação do público e qual será a associação que eles farão com sua marca. Será uma associação positiva ou vão atrelar sua marca a algo negativo ou estranho?

Não se deixe levar por modinhas 

Ainda que faça sucesso imediato, o personagem pode não ser bem visto a médio e longo prazo. Por conta disso, é preciso buscar segurança e estabilidade no processo de criação do personagem. 

Entenda que o esforço para criar um personagem para sua empresa é grande, por isso, é ideal que seja pensado para uso em médio e longo prazo.

Flexibilidade 

Verifique se o personagem é flexível o suficiente para ser utilizado em redes sociais, rótulos, brindes e afins. É importante ter certeza que ele combina com o perfil da empresa e com os produtos da marca. 

Arte de qualidade

Trabalhe com profissionais talentosos e qualificados. É o tipo de coisa que não dá para inserir e depois tirar do mercado. Se o personagem for mal feito pode virar piada e perder sua função, deixando um legado negativo na marca da empresa. É algo que leva o nome da sua empresa e provavelmente vai ser lembrado para sempre por isso, seja a repercussão boa ou ruim. 

Seguindo essas dicas, dificilmente seu personagem não vai ter sucesso. Separamos um ótimo exemplo atual para mostrar como é possível inseri-lo no mercado e ter pessoas que se identifiquem com ele de forma única. 

Lu, do Magazine Luiza

A garota propaganda do Magazine Luiza tem perfil no twitter, instagram, facebook e youtube e chama-se de Influenciadora Virtual 3D. Nessas redes sociais ela faz reclamações sobre a vida, cumprimenta, conversa sobre algo que está acontecendo e interage muito com seus seguidores. 

Uma jogada de marketing muito inteligente, que traz mais clientes para a marca, visto que a Lu é adorada pelo público e é “gente como a gente” como dito no começo do post.

Nesse post, vimos a importância de humanizar o personagem para obter sucesso e um melhor recebimento do público. Por conta disso, leve sempre em consideração ter alguém para cuidar somente do seu personagem e conseguir 100% de presença nas plataformas em que estiver disponível. 

 

E aí, ficou com vontade de criar um personagem para sua marca? Fique ligado nas nossas redes sociais para mais posts como esse!