O que não pode faltar no calendário anual de Marketing?

Com a proximidade do fim do ano, é hora de definir um bom planejamento de Marketing para o ano que se inicia. Em um post anterior, demos algumas dicas para ajudar você a distribuir sua verba em diferentes iniciativas, de acordo com sua estratégia. Agora, vamos falar de outro aspecto muito importante: as ações pontuais e a importância de trabalhar com um calendário de Marketing.

Ações promocionais específicas são uma ótima forma de alavancar as vendas ao aproveitar oportunidades sazonais propícias, como datas comemorativas, grandes eventos e pautas que reverberem junto ao seu público. Por isso, é importante estabelecer um calendário anual de Marketing com esse planejamento.

Identifique as oportunidades

O primeiro passo é analisar todas as datas comemorativas do ano e verificar quais têm afinidade com o seu negócio e o do seu público. Além de datas gerais como dia das mães e Natal, verifique se há temas específicos. Para livrarias, por exemplo, há oportunidades no dia do leitor, dia internacional do livro infantil, dia mundial do livro e dia nacional da leitura.

É importante ter atenção também à sazonalidade. No caso do nosso exemplo anterior (livraria) há anos em que haverá as bienais. As mudanças de estações também podem influenciar seu planejamento.

Se seu produto ou serviço é mais utilizado no calor, por exemplo, a chegada do verão é importante para você intensificar suas promoções. Por outro lado, durante as estações frias, o melhor é investir em branding, relacionamento e lembrança de marca, reforçando sua presença pontualmente.

Planeje as ações

De posse do seu calendário de marketing, a próxima etapa é estabelecer a melhor abordagem em cada oportunidade. Algumas opções incluem hotsite promocional no dia do livro, ou no aniversário da empresa, por exemplo, com ofertas só para aquele dia. E-mails marketing com promoções exclusivas para o dia do amigo, posts impulsionados nas redes sociais com cupons de desconto para queima de estoque de uma coleção.

Por fim, lembre-se de que é necessário conciliar seu calendário promocional à estratégia de Marketing Digital da sua empresa e definir um plano de ação alinhado. Além disso, seu conteúdo deve ser relevante e criativo para se destacar, pois outras empresas também aproveitarão essas datas e concorrerão pela atenção do público.

Por isso, é interessante contar com uma agência de Marketing Digital especializada, capaz de atender não só as demandas criativas do seu negócio como também de ajudar você no planejamento e execução das ações.

Se você tem interesse em utilizar o potencial dos eventos sazonais no seu planejamento ou quer saber mais sobre as ações mais indicadas para sua empresa, entre em contato com a Titânio, e marque uma conversa na sua agenda, somos especializados em Marketing Digital.