Como planejar o orçamento da área de Marketing para 2019?

Com 2018 chegando ao fim, os gestores de Marketing começam a pensar em sua estratégia para o ano seguinte e no planejamento do orçamento da área de Marketing.

Independentemente do tamanho da equipe, o orçamento de Marketing é sempre um tema bem discutido nas empresas. Seja para aumentar ou reduzir os investimentos, é preciso ter um plano definido que justifique as ações a serem tomadas.

Por isso, fizemos esse post com os principais pontos de atenção para ajudar você no planejamento para 2019, confira:

Analise como foi o ano anterior

Aquela máxima de que em time que está ganhando não se mexe pode ser útil para começar seu planejamento. A ideia é verificar o que está funcionando e tentar otimizar os resultados para o próximo ano.

Para essa etapa, é fundamental ter em mãos suas principais métricas e analisar quais foram mais bem sucedidas. Por isso é tão importante conhecer medidas como, taxa de conversão, custo por leads e ROI, por exemplo (falamos sobre algumas dessas métricas em nossos posts aqui no blog).

Ter ferramentas que ajudam na análise e acompanhamento dos resultados é um diferencial para justificar os investimentos na área de Marketing. Muitos profissionais sofrem nessa etapa de análise por não ter o devido acompanhamento dos canais de comunicação e entrada de clientes.

Conheça as melhores opções para distribuir seu orçamento

Depois de analisar o que deu certo e o que não funcionou no seu planejamento antigo, é hora de pesquisar algumas novas opções e tendências, de forma a aumentar o faturamento com Marketing em 2019.

Sua empresa investe em e-mail marketing, por exemplo? É uma ferramenta barata e eficaz. Há quanto tempo seu site não é atualizado? Sua usabilidade é boa, está convertendo o suficiente? E as redes sociais, sua marca está presente nelas? Como está o diálogo com seu público? Estude quais possibilidades se alinham melhor com seu negócio e converse com agências especializadas.

(para ajudar, veja nosso post sobre estratégias de Marketing B2B)

Estabeleça o planejamento para 2019

De posse de todas as informações citadas anteriormente, é hora de montar o novo planejamento e o orçamento da área de Marketing. Lembre-se de reservar uma fatia do orçamento para novos projetos e ações e não se esqueça, é claro, de manter uma reserva para oportunidades ou imprevistos.

Estabeleça quais canais terão prioridades (site, e-mail, rede social?) e que ações serão tomadas em cada um deles. Também é importante planejar um cronograma com datas para fazer a avaliação periódica de desempenho.

Caso não tenha dados dos anos anteriores para se basear, use uma calculadora de ROI para mensurar os investimentos de Marketing e projetar o retorno das ações. Nem todas elas geram conversão em vendas diretas, mas é fundamental saber justificar os investimentos.

Conte com a nossa ajuda

Esperamos que esse post tenha ajudado você a dar os primeiros passos em seu planejamento para o ano que vem.  Pensando nisso preparamos um material exclusivo para te apoiar nessa etapa, clique aqui e baixe o Kit Gestor de Marketing

Kit Gestor de Marketing