Como o Marketing Sensorial pode transformar o seu produto e a experiência do cliente

Se você trabalha com varejo ou loja física, o Marketing Sensorial é uma estratégia que pode mudar (para melhor!) toda a experiência e percepção do cliente sobre a sua marca, produto e/ou serviço. Ele é capaz de influenciar positivamente o processo de compra, encantando e fidelizando clientes, além de adicionar mais valor à empresa que você trabalha, que poderá se destacar em meio a concorrência.

Então se você ainda não o considerava uma vertente viável, o post de hoje vai mudar completamente a sua concepção e te apresentar diferentes formas de trabalhar o seu produto e despertar cada vez mais o interesse do seu público de uma forma completamente diferente: através das sensações!

Mas o que é Marketing Sensorial?

Sabe aquela loja que tem um cheirinho delicioso que te remete a coisas boas? Ou quando você vai em um escritório e eles te oferecem café ou algum aperitivo enquanto aguarda? Ou até quando você visita um restaurante que, além de uma boa comida, tem um ambiente super aconchegante, arquitetonicamente bonito e com música agradável?

Um ponto em comum entre todos esses exemplos citados é o investimento na experiência do cliente, incluindo pequenos detalhes que conquistam através das diferentes sensações que proporcionam.

Poderia ser só mais um escritório, mais um restaurante ou mais uma loja, mas são lugares que ampliam o que ofertam, estimulando diferentes percepções, a fim de oferecer mais bem estar, explorando o produto de formas diferenciadas, agregando mais valor à marca, e, consequentemente, atingindo melhores resultados.

Recursos que incrementam o visual, os aromas, os sons do ambiente, dentre os outros dos 5 sentidos, são exemplos práticos desse tipo de Marketing que trabalha com o sensorial do ser humano, despertando sensações de desejo e contentamento.

O Marketing Sensorial vai trabalhar com os 5 sentidos

Tato

Já percebeu que, sempre que entramos em alguma loja, tocamos em tudo? Gostamos de sentir os diferentes aspectos e como funciona determinada superfície ou tecido. É pensando nisso, por exemplo, que as concessionárias permitem que os clientes entrem, sentem, sintam toda a estrutura interna dos veículos, aguçando o sentimento de pertencimento e aconchego. Tal como as lojas de colchões, móveis, ambientes planejados e etc.

Esses momentos são importantíssimos pois permitem que trabalhemos o tato.

Tato se refere a tudo que pode ser tocado e sentido pela pele, não apenas das mãos, mas do corpo todo.

Então além de texturas que podem ser sentidas, você pode trabalhar com produtos que transmitam a sensação de conforto, ergonomia e qualidade.

Olfato

Tem lojas que são tão conhecidas pelo cheiro que vendem até seus perfumes!

Esse é o poder de trabalhar o olfato dentro do Marketing Sensorial.

Cheiro é uma das melhores formas de exercitar a memória, pois o nosso cérebro é capaz de associar, quase que imediatamente, a pessoas, comidas e até lugares.

Vai dizer que você não reconhece de longe o cheiro de determinado perfume?

Além de criar toda uma atmosfera que conversa com o Branding da marca, os aromas de um ambiente podem provocar modificações no humor, quando trabalhadas junto com a aromaterapia.

A lavanda, por exemplo, tem o poder de acalmar, enquanto cheiros mais doces ou amadeirados, geralmente são mais sexys.

Para definir o cheiro ideal para o seu negócio, se pergunte: que perfume a minha persona usaria?

Paladar

Antes de tudo, fique sabendo que você não precisa trabalhar em um restaurante para exercitar o paladar dos seus clientes!

Independente do seu tipo de negócio, oferecer aperitivos, lanches e bebidas vão melhorar positivamente a experiência do seu cliente, principalmente se ele tiver que esperar durante algum momento.

Pense em formas de deixar o momento mais agradável.

E aí? Aceita uma água, café ou chá? Que tal bolo ou biscoitos para acompanhar?

Visão

A visão é um dos sentidos mais importantes dentro do Marketing, isso porque o cliente perceberá todo o Branding da sua marca!

Tudo que remete a identidade visual, seja cores, fontes, elementos, formas, deverá lembrar você.

Se eu falar daquela marca vermelha e amarela sem citar nomes, você sabe do que to falando né?

Tudo na sua empresa deverá respeitar o manual de marca, de lojas físicas à redes sociais.

Para isso, um bom trabalho de design pode ser feito para oferecer ao cliente o deleite visual.

Audição

A música também tem o incrível poder de transformar ambientes, tornando a experiência do cliente ainda mais incrível.

Muitas lojas e restaurantes já investiram nas famosas playlists para elevar o clima e melhorar a atmosfera, influenciando no humor e na energia que gostariam de transmitir.

O que também é excelente porque pode ser compartilhado com os clientes, fazendo eles ouvirem em casa e estarem sempre em contato com o seu negócio.

A ideia central para escolher as músicas certas é transitar entre o que está em alta e no que a sua persona ouviria.

Essas são as nossas dicas para conquistar cada vez mais o seu público e se diferenciar dos concorrentes, oferecendo experiências, sensações e despertando desejos, além de comunicar toda a identidade definida para a sua marca.

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E aí, como você tem trabalhado o Marketing Sensorial dentro do seu negócio?