As Tendências de Marketing de Conteúdo para 2019

Dando sequência à nossa série de posts “Tendências de Marketing Digital para 2019”, se você quiser saber mais clique aqui, hoje abordaremos as Tendências de Marketing de Conteúdo para 2019. Acompanhe o que deverá ser destaque no ano que vem:

1- Crescimento das pesquisas por voz

Você deve conhecer pessoas que, sem paciência para digitar, preferem enviar mensagens de áudio, não é? Pois devido à presença dos assistentes virtuais em praticamente todos os smartphones, além do constante aprimoramento de seu funcionamento, o hábito de fazer pesquisas usando a voz também deve se intensificar.

Está cada vez mais eficiente e prática usar a Siri no iPhone ou dizer um “Ok Google” para pesquisar no Android. Por isso, é importante pensar as estratégias de conteúdo e SEO levando em conta essa tendência. Será que palavras e expressões usadas para pesquisar em texto são diferentes daquelas de quando falamos?

2- Topic Clusters

Conforme os mecanismos de buscas evoluem para buscar não mais apenas palavras-chave soltas mas também conseguir relacionar os termos buscados, surge a importância de também organizar melhor o conteúdo.

A abordagem de topic clusters (grupos de assunto) foca na relação entre termos e conteúdo, criando um artigo central (pilar) mais geral e, a partir dele, diversos outros conteúdos que esmiúçam em detalhes cada um dos assuntos relacionados ao tema central, criando links internos entre eles.

No caso da Titânio, por exemplo, nosso pilar é o Marketing Digital e, a partir desse tema, criamos posts sobre os mais diversos assuntos que o circundam, como tendências, ferramentas, personas, técnicas de SEO, etc.  

3 – Vídeo e lives

O vídeo é o formato de maior crescimento atualmente e esta realidade deverá permanecer em 2019. Além disso, a popularidade das lives também deve aumentar.

É possível aproveitar essa tendência para fazer lançamentos, cobertura de eventos e responder dúvidas frequentes relacionados ao seu negócio. Além disso, o conteúdo em vídeo das lives e  vídeos pode ser editado e desdobrado para gerar podcasts em áudio com os melhores momentos e também posts em texto com um resumo do que foi abordado.

4- Influenciadores: grandes e pequenos

Ter um blog é importante para a empresa divulgar seus serviços. O alcance dessa divulgação, porém, pode ser impulsionado utilizando influenciadores que tenham relação com sua marca. E não apenas grandes influenciadores digitais podem ajudar, mas também os microinfluenciadores podem ser úteis para levar o conhecimento do seu negócio a nichos específicos.

5 – Automação e segmentação de conteúdo

A necessidade de uma pessoa que está pesquisando um produto é diferente daquela que já o adquiriu ou está pensando em substituí-lo. Por isso, surgem ferramentas capazes de analisar o perfil do usuário e oferecer conteúdo segmentado, de acordo com a etapa em que ele se encontre.

Apontar um artigo que fale sobre os benefícios do seu produto pode ser muito relevante para uma pesquisa de prospecção, mas dicas de uso são bem mais interessantes para quem já o conhece. Ter conteúdos específicos para cada momento de compra e ferramentas capazes de analisar e entregar o mais relevante a cada público será um grande diferencial.

Este artigo sobre as Tendências de Marketing de Conteúdo para 2019 é parte de nossa série “Tendências de Marketing Digital para 2019”. Para ficar por dentro o que estará em alta em outras áreas, como E-mail Marketing e ferramentas continue acompanhando o blog ou clique aqui para ler os outros artigos . Siga também nosso perfil no LinkedIn e não perca nenhuma publicação.