18 Ferramentas de Marketing Digital que todo profissional deve usar

Ferramentas de marketing. Saiba quais usar

Descubra quais são as ferramentas de marketing digital que você precisa saber usar!

As Ferramentas de marketing digital são grandes facilitadoras de tarefas e funções. Trazem uma praticidade e ganho de tempo sem igual para o dia a dia. Por isso, pensando nesses benefícios para os profissionais de marketing, listamos algumas das mais usadas e bem vistas no mercado, para áreas e necessidades diversas.

E quer saber o melhor? Muitas são gratuitas e super fáceis de usar. 

O que são ferramentas de marketing digital?

Antes de tudo, vamos explicar o que são as ferramentas de marketing digital.

As ferramentas de marketing digital são softwares que possuem como foco a otimizização e aceleração das rotinas, além da automatização de processos, coleta de volumes de dados e o planejamento das postagens. Essas ferramentas são pensadas para auxiliar na análise e melhora de resultados, além de facilitar a gestão das tarefas e na integração dos times responsáveis pelo marketing digital da sua empresa.

Dessa forma, é essencial que você conheça o segmento de atuação e quais são os objetivos que a sua empresa possue com o marketing digital. Afinal, somente dessa forma é possível entender quais as melhores ferramentas de marketing digital implementar no dia-a-dia de sua equipe.

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Ferramentas de marketing digital: conheça as 18 principais

Google Analytics

Uma das ferramentas de marketing digital mais práticas para análise de tráfego de site. Mas as funções dessa ferramenta gratuita do Google vão muito além. Com ela, você pode mensurar, gerar relatórios de vendas e conversões, saber quantas pessoas estão acessando suas redes sociais, além de métricas de google adwords e muito mais, se tornando assim essencial inclusive para todas as empresas.

RD Station

Use essa ferramenta de marketing digital para gestão de automação de marketing e facilite e muito a sua vida como profissional de marketing e o bom funcionamento da empresa em diversos aspectos. Ela  permite diversas funções como: monitoramento de palavras chaves, criação de landing pages (é uma das mais usadas nesse aspecto), o lançamento de materiais como e-books, webinars entre outros, a automação de ações como no relacionamento com os leads e identifica os que são qualificados para o time de vendas.

Além disso, também mede os impactos e resultados de cada canal usado dentro da estratégia de marketing digital, organizando materiais, e-mails e fluxos de automação, entre outras funções.

MailChimp

É a ferramenta de disparos de e-mail marketing preferida de longe pelos profissionais de marketing digital. Fácil de usar, tem o limite de 2.000 contatos para ser usada de forma gratuita. O programa pode criar uma lista de e-mails e ainda faz a sua distribuição. Realiza testes A/B, pode ser integrada a diversas plataformas e quando bem aproveitada, seus recursos podem fazer seu ROI crescer.

Google Trends

Essa ferramenta de marketing ajuda a descobrir as palavras certas a serem usadas em uma campanha, por exemplo. Seu uso bem intuitivo, identifica quais as palavras chaves mais usadas em determinada região pesquisada, além de permitir a comparação com outras palavras, para facilitar na decisão de qual usar, de fato, para melhores resultados.  Assim, é possível montar uma estratégia de planejamento de forma mais objetiva e eficaz.

Open Site Explorer

Todos sabemos a atual importância do site e blog estarem bem posicionado no  ranking do Google. Sendo assim, o Open Site Explorer ajuda nesta missão indicando como está a autoridade do seu domínio e de sua página. Você pode comparar com até cinco outros sites. Oferece uma versão gratuita e uma versão paga, com funções mais elaboradas, integrando ao aplicativo Moz Analytics.

WordPress

Os CMS ( Content Management System), ou sistemas de gerenciamento de conteúdo se tornaram essenciais para o sucesso das estratégias de marketing digital. Esse sistema permite que a atualização de blogs se torne uma tarefa muito mais fácil e comum ao dia a dia, otimizando assim esse processo.

O mais utilizado hoje no mercado é o WordPress, pelos mecanismos e facilidade de usabilidade.

Google Alerts

Essa ferramenta permite gerar alertas para o seu e-mail com palavras chaves da busca desejada. Ela é totalmente gratuita e poupa um processo mais trabalhoso de acesso nos mesmos sites em caso de pesquisas repetidas. Assim, torna o processo de monitoramento da web para ver novidades e o que estão publicando sobre determinados assuntos desejados.

Traffic Travis

Excelente ferramenta de análise SEO, uma das melhores no mercado com essa função. Ela é paga mas na versão gratuita oferece várias funções. Ela permite mostrar os mecanismos para o seu site se posicionar melhor no ranking mundial do google, o que otimiza a sua estratégia de marketing digital.

Keywords Spy

Ferramenta que ajuda a identificar as palavras – chave mais competitivas. Você ainda consegue ver quanto os seus concorrentes estão investindo no google adwords e quais as combinações de palavras-chaves e cópias de publicidade que eles estão usando.

Optmizily

Com essa ferramenta, você pode realizar testes A/B, testes feitos com duas ou mais versões de publicações para medir qual é a mais eficaz, em audiência e custo/ benefício. Assim, essa ferramenta online ajuda você a medir o sucesso de sua estratégia de marketing, podendo fazer esses testes em suas publicações no blog e/ou site, por exemplo.

Survey Monkey

O Survey Monkey é gratuito e possibilita realizar pesquisas online. Ele é muito utilizado por grandes empresas que utilizam essas pesquisas para auxiliar na tomada de decisões estratégicas.

Com o Survey Monkey é possível realizar pesquisas de satisfação com cliente, pesquisa de mercado entre outras.

Moat

Essa ferramenta é muito interessante porque ela é capaz de fazer uma compilação de todas as campanhas publicitárias já postadas na internet. Você pode pesquisar pelo nome e marca do seu concorrente e ver o que eles tem feito nos últimos tempos, ou até mesmo anúncios antigos.

Dessa forma, você consegue perceber quais tipos de soluções estão sendo mais utilizadas nas campanhas de determinados segmentos e se adequar a novas tendências do mercado.

Canva

Ferramenta de design, que trabalha com arquivos na nuvem. Prática na hora de usar você pode tanto criar imagens novas quanto editar imagens já existentes. Facilita muito para editar de forma simples e colocar no formato correto para redes sociais, publicações para blog, entre muitos outros desejados.

Buffer

O Buffer é uma das principais ferramentas de marketing digital voltado para a gestão de redes sociais como Facebook, Twitter, Linkedin, entre outras. Ele funciona através de uma aplicação que você pode ter no computador integrada a um browser já utilizado.

Você pode usá-lo para agendar e planejar publicações e ele também distribui melhor o conteúdo para as diferentes redes. Existem ainda versões pagas mais elaboradas que vão de acordo com as necessidades e investimento que a pessoa desejar. De toda forma, essa ferramenta é bem recomendada no mercado para todos os profissionais de comunicação.

Social Rank

Essa é uma ótima solução para medir o sucesso do seu Twitter e Instagram. A Social Rank faz uma análise pré definida dos perfis, engajamento e a qualidade dos seus seguidores. Também filtra e organiza o conteúdo que agrada mais o seu público.

Unsplash

O Unsplash é uma banco de imagens de alta resolução, para aqueles momentos em que você precisa de imagens profissionais mas não tem como produzir. Essa ferramenta é gratuita e tem novos carregamentos de imagens todos os dias, sem repetir o conteúdo. Vale a pena conferir.

Pick to Chark

Com essa ferramenta, você cria infográficos de forma simples e prática para facilitar a ilustração de dados e pesquisas. Existe a versão paga mas, com a gratuita, você consegue criar ótimos infográficos.

Meme Generation

Gerador de Memes online e gratuito, permite fazer diversos memes e deixar seu conteúdo muito mais divertido e atualizado com o que está em alta na internet.  

Agora que você já conferiu nossa lista de ferramentas de marketing digital, esperamos que otimize seu dia a dia. Apesar de muitas empresas já utilizarem algumas ferramentas, é interessante saber identificar quais são as que estão mais ligadas às suas necessidades de fato e explorar o máximo que elas têm a oferecer, para obter assim melhores resultados.

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