Como motivar os líderes da sua empresa a fazerem endomarketing

Em geral, as empresas delegam a responsabilidade do endomarketing para as áreas de RH e Comunicação, mas esquecem que as lideranças de cada área devem ser envolvidas para manter um ambiente estimulante e produtivo para o funcionário.

Para ajudar a compartilhar essa responsabilidade e engajar os gestores nas campanhas de endomarketing, selecionamos 4 dicas de como motivar os líderes na sua empresa:

1- Promova o diálogo

Escutar é fundamental para uma comunicação interna bem realizada. E isso precisa ir muito além de ter um canal de ouvidoria ou e-mail do RH disponível para os funcionários.

Sugira a criação de rotinas de feedback entre gestores e colaboradores. Treine os gestores para saber dar feedback e também receber, seja ele positivo ou negativo. O diálogo permite aumentar o engajamento da equipe, aumentando a confiança e a retenção dos profissionais.

2- Ofereça cursos para os líderes

Todos os profissionais precisam se reciclar e aperfeiçoar, desde os mais experientes aos mais novos, incluindo também os gestores da empresa.

É importante informar que treinamentos e cursos não são necessários somente para quem está começando a sua carreira, mas também funcionam como uma reciclagem para manter-se atualizado no mercado.

E os cursos não precisam ser sempre técnicos, cursos como Liderança e Gestão Empresarial também podem ser sugeridos aos gestores.

3- Crie eventos de integração entre líderes e colaboradores

Independentemente do tamanho da sua empresa, manter a integração entre líderes e colaboradores é extremamente necessária. Pequenos eventos entre as equipes como happy hours, festas de aniversariantes do mês ou mesmo outros eventos corporativos podem fazer muita diferença na integração.

4- Estabeleça metas de RH para todas as áreas da empresa

As áreas normalmente tem suas próprias metas, mas alguns resultados não são alcançados exclusivamente pelo desempenho de uma única área. Assim como o comercial precisa da ajuda da área de marketing para atingir suas metas, a área de RH precisa da ajuda de todos os líderes para conseguir atingir suas metas. Aproximando os líderes de cada área para esse objetivo é possível atingir as metas de forma muito mais positiva e menos desgastante.

Para conquistar esse público é importante lembrar não só de comunicar as metas, mas também orientar sobre como ajudar a alcançar a meta e periodicamente apresentar os resultados, sejam eles positivos ou não.

Com esse guia você vai melhorar a comunicação interna na sua empresa. Recursos de endomarketing digital como Intranet, comunicados internos e e-mail marketing podem ajudar bastante nessa relação entre RH e líderes. Na sua empresa, quais outros recursos você usa para motivar os líderes? Deixe seu comentário.